quinta-feira, março 03, 2011

Publicado no Jornal Diário de Cuiabá.


Existem carnaval e carnavais

Já estamos na semana do carnaval. Muitas alegrias serão vividas e contadas detalhadamente. No interior, na Chapada, na Capital ou na praia, não importa o cenário. O importante é que os atores escrevam cada episodio com bastante felicidade.

Maria vai para a Chapada dos Guimarães. Ela e seus amigos pararão em cada cachoeira que as placas marrons avisarem. Planejaram cada detalhe da viagem. Tudo está na ponta do lápis, até mesmo quem será o “anjo” que não consumirá bebida alcoólica e que servirá de motorista para a galera. Mas, para não ser injusta com ninguém, cada dia terá um novo anjo. A rotatividade garantirá que todos possam se esbaldar.

No interior, João disse que quer “pegar” geral. Todos os pudores serão guardados para depois do carnaval. Quer mesmo é se divertir. Certamente, ele não se esquecerá de um detalhe crucial: usar a camisinha nas relações sexuais. Preservar a própria saúde é um dos maiores sinais de inteligência que uma pessoa pode demonstrar.

Este período festivo promete também para quem não é da farra. Carolina, que é evangélica, disse que quer se refugiar em um retiro espiritual. Para ela, estes dias de folga servirão para orações intensas, junto com seus irmãos de fé.

Ah! O Eugênio disse que não quer saber de farrear. Irá usar todos os dias de folga para revisar as matérias de um concurso. Para ele, é melhor abdicar das festas em nome de uma futura estabilidade no emprego. Depois, virão muitos e muitos carnavais. E melhor: com mais dinheiro no bolso!

Quem pode pode! Ricardo, que não tem nenhum problema com dinheiro, vai fazer um tour pelo circuito do carnaval. Um dia vai ver o desfile no Rio de janeiro. O restante, vai passar no carnaval de Salvador. Ele, que já teve um incidente com a polícia, vai passar longe do lança-perfume (e outras coisitas mais). Vai mesmo é lançar olhares.

Pacífico e sua galera se divertirão em Cuiabá ao máximo e com segurança. Ao menor sinal de brigas irão chamar as autoridades policiais. Em ambiente lotado sempre há esbarrões. Não é nada proposital e pessoal. Por isso, eles estarão leves pra curtir a festa. Mas, é claro, sem descuidar da segurança pessoal.

Depois de farrear à vontade, é hora de voltar para contar as alegrias. Os amigos e familiares de Maria, João, Carolina, Eugênio, Ricardo, Pacífico, os seus e os meus estarão ansiosos. Sejamos prudentes no trânsito. Garantamos um retorno seguro.

Lembre-se sempre de que outros carnavais virão. Divirta-se e se proteja. Principalmente, continue VIVO.



Núbia

Nenhum comentário: